terça-feira, 30 de junho de 2009

A Matemática da cozinha vai à escola

Olá leitores, nessa postagem quero falar sobre algo de que gosto bastante: Matemática, Ah! Não faça essa cara, e nem se vá para outro blog. Espere! Não vou falar da Matemática acadêmica, ou da mística Matemática Divina (sim, há uma, sabia?). Falarei da Matemática que você emprega nas coisas simples do seu cotidiano, mas nem se dá conta, a “Matemática de cozinha”. Já observou quantos conhecimentos matemáticos são necessários para preparar um bolo, uma lasanha, um pão caseiro, etc.
A nossa cozinha sempre esteve rica de Matemática e mal percebemos, talvez porque essa Matemática não seja valorizada pela escola.O fato é que, para preparar qualquer prato, assim como comprar os ingredientes, é necessário conhecer e empregar algumas unidades de medidas, como o Grama e o Litro. Mas há outras que utilizamos diariamente sem a cerimônia acadêmica dessas duas. São as unidades de medida não convencionais, que fazem parte do que chamamos Matemática Cultural.
Você já deu tomou "um gole", já usou uma "pitada de sal", um "fio de óleo", "um punhado" de farinha? Já comprou uma “mão de milho”? Pois, então, já empregou essas unidades não convencionais. E se buscar com cuidado, acabará encontrando outras unidades para medir quantidade, massa, volume, área, comprimento e tempo típicas de
sua região.
E por falar em típico de região, o CEDOQUINHA, aproveitando os festejos juninos, estudou a Matemática das receitas juninas, preparou vários pratos deliciosos e uma festa linda.
Confira as fotos!












0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO