sexta-feira, 26 de junho de 2009

Dia mundial contra as drogas

Hoje, 26 de junho, é o Dia Mundial contra as Drogas. Por isso, resolvemos resgatar a campanha do ano de 2008 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês). Vale a pena confererir!


Use Esporte: não deixe a droga controlar sua vida

É preciso estimular os jovens - especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade - a se sentirem parte da sociedade, de um grupo, de forma saudável, para que evitem abusar de álcool e outras drogas e a serem vítimas ou praticantes de criminalidade.
O esporte é uma forma de integrar os jovens à sociedade. Ajuda a promover a disciplina e melhorar a auto-estima. Isso ocorre quando se busca associar os benefícios do esporte, como a importância do trabalho em equipe e do "jogo limpo" (fair play) - em vez de focar no aspecto competitivo e de "ganhar a qualquer preço".

O esporte pode promover atividades lúdicas e a competição saudável. Também pode livrar do tédio e estruturar o tempo livre. O esporte ajuda na promoção da socialização ao introduzir normas a serem seguidas e na cooperação com outros para alcançar um fim comum. A prática freqüente de esporte desafia os limites humanos e incentiva medir as próprias capacidades. Também ajuda a estabelecer, superar riscos e descobrir os limites pessoais. Esportes coletivos fortalecem relações de amizade e confiança. Esportes ajudam a conhecer o próprio corpo.

O esporte faz surgir o sentimento de orgulho e traz à tona dons e talentos. Também ajuda a estabelecer laços de paz entre grupos e povos. É uma prática saudável que ajuda a manter o peso e a saúde. Traz benefícios para o corpo e a mente. O esporte pode estimular o respeito ao próximo, o desenvolvimento de lealdade, compromisso e perseverança, bem como a promoção de valores e culturas e redução do estresse.

Os cientistas ainda não estudaram todos os benefícios potenciais da prática de esporte. Mas há evidências de que o esporte pode elevar a auto-estima dos jovens, capacitá-los a lidar com o estresse, aumentar o desempenho acadêmico e melhorar as relações familiares.

Estas são só algumas maneiras de como o esporte pode contribuir para o desenvolvimento de todos os jovens. Para aqueles em situação de risco, as possibilidades que o esporte abre são ainda mais importantes. Como prevenção, são fatores de proteção que podem ser desenvolvidos por meio do esporte e podem ajudar a prevenir diversos problemas, inclusive abuso de álcool e outras drogas.


Veja também o filme da campanha internacional do UNODC produzido pela Agência 3/Associação Brasileira de Agências de Propaganda (ABAP):





Fonte: http://www.unodc.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO