Há menos de vinte dias para o exame, especialistas falam dos assuntos mais comuns que podem cair na prova e como fazer um resumo eficaz de acordo com a matéria
(Crédito: Kiselev Andrey Valerevich / Shutterstock.com)
Provas do Enem 2011 acontecem nos dias 22 e 23 de outubro
O que fazer na reta final do
Enem 2011(
Exame Nacional do Ensino Médio)? Acompanhar aulas de revisão dos cursinhos ou
refazer exames passadossimulando a prova em tempo real? Todo treino é válido há menos de vinte dias para a prova - reta final do exame. Ter algumas "cartas na manga", porém, pode fazer toda diferença na véspera do Enem. Uma boa dica é saber montar um resumo estratégico capaz de reunir informações-chave em poucas palavras. Esse resumo ou "fichamento" por disciplina pode ser decisivo para que alunos esforçados garantam pontos extras nas questões.
De olho nisso, separamos algumas dicas dadas por especialistas para você se dar bem no Enem que acontece nos próximos dias 22 e 23 de outubro. Confira:
Resumo para o Enem 2011: Anote tudo, da TV ao jornal impresso
"Não existe milagre, é preciso manter o ritmo de estudos", lembra o professor Alberto Francisco Nascimento, coordenador do cursinho pré-vestibular Anglo. Com a reforma no modelo de prova ocorrido em 2009, o exame ficou bastante similar ao vestibular tradicional. A dica então é fazer um fichamento de conteúdo relacionado a matérias teóricas como História e Geografia, para sintetizar as ideias centrais com base na interpretação do próprio estudante. "Para isso também é essencial anotar o que está sendo divulgado nos grandes noticiários, que norteiam as questões mais evidentes da prova", ressalta Nascimento.
Resumo para o Enem 2011: Todas as fórmulas devem estar no papel para ler e treinar
Matérias que exigem raciocínio lógico (Matemática) pedem anotações das fórmulas. O cálculo de áreas geométricas, por exemplo, foi um assunto bastante requisitado nas últimas provas. E você, lembra como calcular?
Resumo para o Enem 2011: Lembre-se de anotar algum exercício prático - isso ajuda na memorização
"Cada matéria possui uma linha de estudo. Em Física, por exemplo, é muito importante ter a fórmula no papel e fazer um treino sistemático para conhecer melhor as formas de interpretar a questão sem estranhar o enunciado", explica Vera Lúcia Costa, coordenadora do cursinho Objetivo. Por isso, o fichamento dessas disciplinas é diferente é mais prático e menos teórico.
Resumo para o Enem 2011: Biologia e Química mesclam cálculos e fórmulas. Anote-as para não esquecer
Nestes temas, dentre os assuntos de maior preferência do exame se incluem o ecossistema e relação direta com os seres vivos, além dos tradicionais cálculos estequiométricos em Química - o que tornam importante as anotações das fórmulas de mol. Se você não anotou, não se esqueça de por no papel porque elas serão fundamentais para a resolução dos exercícios.
Resumo para o Enem 2011: Prova de História? Separe drops de informações de acordo com os períodos
Em História do Brasil, dominar assuntos a partir do período republicano é essencial, mas também reserve espaço para a História Contemporânea. Temas relacionados à poluição, aquecimento global e questões socioambientais, como o tratamento ecológico dos resíduos sólidos também merecem fichamento cuidadoso devido a sua recorrência no exame. É uma boa dica salvar drops - pequenas informações - de cada período para uma leitura e revisão dinâmica.
Resumo para o Enem 2011: Domine a interpretação de gráficos e textos
No Enem também são bastante comuns os assuntos que tratam de matrizes energéticas, hidroelétricas, produção do etanol e agricultura brasileira. "A leitura sistemática de jornais e revistas é um excelente caminho que pode contribuir para o fichamento, e que auxilia a interpretação de mapas, gráficos e textos", diz o professor Alberto Nascimento.
0 comentários:
Postar um comentário