domingo, 26 de setembro de 2010

CRÔNICAS DO TERCEIRÃO


Os alunos do Terceirão, 3º ano matutino, deram um show ao escreverem crônicas na oficina de leitura das aulas de Português.

Leia algumas delas:


spinning_with_shadow_green_lg_wht.gif (4241 bytes) upright_red_lg_wht.gif (3138 bytes) spinning_blue_lg_wht.gif (5831 bytes)

Crônicas em sala de aula

Numa sexta-feira, de manhã, durante a aula de Português, a professora Míria explicava sobre crônicas.

Num movimento involuntário, levanto o olhar e tudo me parece normal, porém o mascar de chiclete de duas meninas me chamou atenção. Percebo que duas colegas, num canto da sala, conversam entre si. Parecem estar preocupadas com algo: talvez com a crônica que desejavam escrever nessa aula ou com o trabalho que tinham que apresentar na aula seguinte.

Era uma morena e a outra mais clara. Depois de um diálogo, com risinhos femininos como se estivessem fofocando, elas começam a escrever sua crônica. Parecem falar sobre algo engraçado, pois não param de sorrir. Um celular cai... Junto com o celular vem o silencio. A morena com um olhar assustado abaixa-se lentamente expressando dor – demonstrando grande apego a esse objeto, que poderia estar guardando um segredo. Percebendo que a aula chegara ao fim, elas desistem da crônica.

Esse curto desfecho não me surpreende, afinal qual é o jovem que não deixa as obrigações sempre para depois ou para a última hora?

Hudson e Clodoaldo



Levantar ou fingir dormir?

Eu estava em um ônibus como de costume, sentada depois do cobrador, olhando ansiosa para chegar ao meu destino. O ônibus estava cheio e os lugares reservados para os idosos, gestantes e deficientes só abrigavam uma velhinha e vários estudantes. A lotação parou para uma mulher de aparência cansada subir. Ela estava grávida, e pelo tamanho da barriga e pelo esforço que fez para subir os dois degraus, parecia que não demoraria muito para dar a luz.

Quando a mulher finalmente entrou no ônibus, a reação dos estudantes foi tão estranha que não pude deixar de reparar: o primeiro parou de conversar, abaixou a cabeça e fingiu que lia um panfleto qualquer, o segundo encostou a cabeça na janela e fingiu que dormia. A velhinha que estava sentada e que mal se agüentava em pé, vendo que os jovens não se moviam para ceder o lugar, levantou com dificuldade e ofereceu o seu lugar para a grávida. O cobrador ficou indignado, mas nada fez: omitir-se nessas situações sempre parece mais fácil que comprar uma briga.


Tamara, Lidinalva e Suzana


Depois de ler essa crônica, de Luis Fernando Veríssimo, duvido que você ainda seja capaz de dizer, sinceramente, que não curte ler. Aposto que assim que ler essa crônica vai procurar por outras, pois são textos fáceis, divertidos, escritos numa linguagem clara e parecida com a que a gente fala todo dia. Então, boa leitura.

SIGLAS

Bota aí: «P»
– «P»?
– De «Partido».
– Ah.
– Nossa proposta qual é? De união, certo? Acho que a palavra «União» deve constar do nome.
– Certo. Partido de União…
– Mobilizadora!
– Boa! Dá a idéia de ação, de congraçamento dinâmico. Partido da União Mobilizadora. Como é que fica a sigla?
– PUM.
– Não sei não…
– É. Vamos tentar outro. Deixa ver. «P»…
– «P» é tranqüilo.
– Acho que «Social» tem que constar.
– Claro. Partido Social…
– Trabalhista?
– Fica PST. Não dá;
– É. Iam acabar nos chamando de «Ei, você».
– E mesmo «trabalhista», não sei. Alguém aqui é trabalhista?
– Isso é o de menos. Vamos ver. «P»…
– Quem sabe a gente esquece o «P»?
– É. O «P» atrapalha. Bota «A», de Aliança. Aliança Inovadora…
– AI.
– Que foi?
– Não. A sigla. Fica AI.
– Espera. Eu ainda não terminei. Aliança Inovadora… de Arregimentação Institucional.
– AIAI… Sei não.
– É. Pode ser mal interpretado.
– Vanguarda Conservadora?
– Você enlouqueceu? Fica VC.
– Aliança Republicana de Renovação do Estado.
– ARRE.
– O quê?
– Calma.
– Espera aí, pessoal. Quem sabe a gente define a posição ideológica do partido antes de pensar na sigla? Qual é, exatamente, a nossa posição?
– Bom, eu diria que estamos entre a centro-esquerda e a centro-direita.
– Então é no centro.
– Também não vamos ser radicais…
– Nós somos a favor da reforma agrária?
– Somos, desde que não toquem na terra.
– Aceitaremos qualquer coalizão partidária para impedir a propagação do comunismo no Brasil.
– Inclusive com o PCB e o PC do B?
– Claro.
– Não devemos ter medo de acordos e alianças. Afinal, um partido faz pactos políticos por uma razão mais alta.
– Exato. A de chegar ao poder e esquecer os pactos que fez.
– Partido Ecumênico Republicano Unido.
– PERU?
– Movimento Institucionalista Alerta e Unido.
– MIAU?!
– Que tal KIM?
– O que significa?
– Nada, eu só acho o nome bonito.
– MUMU. Movimento Ufanista Mobilização e União.
– MMM… Movimento Moderador Monarquista.
– Mas nós somos republicanos.
– Eu sei. Mas por uma boa sigla a gente muda.
– TCHAU.
– Hum, boa. Trabalho e Capital em Harmonia com Amor e União?
– Não, é tchau mesmo.
– Aonde é que você vai?
– Abrir uma dissidência.


Fontes:
VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p.135-137.


Continue lendo >>

sábado, 21 de agosto de 2010

DISCUTINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Professores e Pais no Cedoca discutindo o PPP

No último sábado, 21 de agosto de 2010, foi realizada na sede do CEDOCA, uma reunião com os professores para elaborar coletivamente o projeto-político-pedagógico da nossa escola. Nessa reunião foram discutidos os principais problemas e necessidades, que sabemos, não estão desvinculados da sociedade - da situação política e econômica, por exemplo. Outras questões como: Que tipo de cidadão queremos formar? Qual o papel da nossa escola diante da realidade social? Como acontece o processo de ensino-aprendizagem em nossa escola?, foram abordadas . Os professores participaram de forma efetiva e vibrante : discutindo, sugerindo e questionando em busca de um currículo mais justo e fiel aos princípios de uma educação libertadora - que visa preparar o aluno para atuar na sociedade de forma mais crítica, autônoma e transformadora.
Os pais também tiveram o seu momento para falar sobre os seus anseios, necessidades e perspectivas a respeito do currículo da nossa escola. Mostraram-se
preocupados em participar mais da vida escolar dos seus filhos, o que demonstra o comprometimnto dessa comunidade com a formação dos seus jovens.
Fiquem atentos, em breve mais notícias sobre a construção do nosso projeto-político-pedagógico.




Continue lendo >>

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CONVITE

Aos professores:No dia 21/08/2010 (sábado), às 08h00min, estaremos nos reunindo novamente para darmos encaminhamento ao processo de elaboração coletiva do nosso Projeto Político Pedagógico. É importante e necessário que você participe dessa construção.

Aos Pais: No mesmo dia 21/08/2010(sábado), às 14h, reunião com os pais para discussão e participação na elaboração do PPP.

Atenciosamente,
A direção.

Continue lendo >>

sábado, 14 de agosto de 2010

Entre os dias 02 a 13/08 foram feitas as distribuições das tarefas entre os membros do grupo de sistematização do PPP. Então veja:

  • Grupo de divulgação: Vanessa, Helder e Expedito;
  • Grupo de mobilização e articulação dos encontros: Gildásio, Luciane e Marcela;
  • Grupo de sistematização e registros: Regina, Greco, Rosa e Suelene;
  • Grupo de levantamento de dados: Davino, José Carlos, Wilton, Elba e Adriana.

Continue lendo >>

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

No dia 24/07/10 foi realizada uma reunião de sensibilização com o corpo docente do CEDOCA, para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico” PPP”

E o que vem a ser o PPP?

O Projeto Político Pedagógico tem duas dimensões: a política e a pedagógica. Ele é “político” no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade e é “pedagógico” porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Essa última é a dimensão que trata de definir as ações educativas da escola, visando a efetivação de seus propósitos e sua intencionalidade.

ENTENDEU?? Então vamos juntos vencer esse desafio na construção do PPP.



Continue lendo >>

quinta-feira, 22 de julho de 2010

CURIOSIDADES
Profª. Vanessa

O CORPO EM NÚMEROS

Você já parou para pensar quanto mede sua pele? Ou quantos litros de sangue seu coração bombeia por hora? Contabilizar as partes e as funções do organismo humano não responde a uma simples curiosidade. Segundo Edson Aparecido Liberti, professor de anatomia da Universidade de São Paulo, “quanto mais se conhecem os órgãos, maior a possibilidade de diagnosticar uma doença e calcular os seus prejuízos.” Veja aqui alguns números do corpo humano. São valores médios, podendo variar de indivíduo para indivíduo. Afinal, não existem duas pessoas totalmente iguais.


Cérebro e neurônios
O cérebro do homem pesa cerca de 1,4 quilo e o da mulher 1,25 quilo, e abriga 25 bilhões de neurônios Eles ficam fixos na camada superficial, chamada córtex, que tem apenas 1,3 a 1,4 milímetro de espessura. As suas “pernas” (axônios), que transmitem os sinais elétricos, podem ter até um metro. A velocidade do impulso nervoso varia conforme a espessura das fibras nervosas e sua função: as sensações de pressão e tato passam por fibras de 8 micrometros (um metro dividido por um milhão), a uma velocidade de 50 metros por segundo. Já a dor e a temperatura viajam por fibras de apenas 3 micrometros, a 15 metros por segundo.


O trajeto das refeições
O tubo digestivo, da boca ao ânus, mede entre 7 e 10 metros. As células que revestem o estômago e o intestino são todas trocadas a cada três dias. Nas gengivas, elas se renovam a cada duas semanas. O alimento engolido leva apenas 4 a 8 segundos para chegar ao estômago. O fígado produz diariamente 0,5 litro de bílis. Os rins precisam de 50 minutos para, com a ajuda das bebidas e da água dos alimentos, filtrar todo o sangue. Isso resulta, num único dia, em 180 litros de sangue limpo e 1,5 litro de urina liberada.


Sistema respiratório
A cada respiração, é inalado meio litro de ar. Calculando-se um ritmo médio de 12 inspirações por minuto (quando se está tranqüilo), entram para os pulmões 17 000 litros de ar por dia. Os cílios, minúsculos fios de mucosa que revestem as células da traquéia e dos pulmões, empurram a sujeira do ar a ser expelida, numa velocidade de 12,7 milímetros por minuto.


Células
São mais de 220 bilhões. Algumas vivem 1,5 dia, apenas. Mas, no fígado, elas resistem até 5 meses. No sangue, os glóbulos brancos duram 15 dias e os vermelhos, 120. Os macrófagos— grandes células sangüíneas — digerem uma bactéria em apenas um centésimo de segundo.


Veias e Artérias
São 97 000 quilômetros de veias, artérias e vasos capilares. Se fossem alinhadas, elas dariam 2,5 voltas em torno da Terra. As artérias menores se contraem e relaxam num período entre 2 e 8 segundos. As plaquetas sangüíneas — moléculas responsáveis pela coagulação — vivem apenas dez dias.


Ossos
Uma criança nasce com 350 ossos. Mas, quando ficar adulta, vai contar com apenas 206. É que os ossos dos membros de um recém-nascido não são inteiros: eles vão se soldar durante o crescimento. No total, o esqueleto humano pesa 9 quilos. A região do corpo que mais tem ossos é a cabeça: 29.


Espermatozóides e óvulos
O homem produz 8 trilhões de espermatozóides durante a vida. Em cada ejaculação, são liberados entre 250 milhões e 500 milhões. A mulher nasce com 400 000 óvulos nos dois ovários. Desses, só uns 500 vão maturar. Os que não forem fertilizados serão eliminados pela menstruação.


Coração
O coração é um músculo que pesa 250 gramas, em média. No ritmo normal, que é de 70 a 75 batidas por minuto, ele chega a dar mais de 110 000 batimentos por dia. Mas, em caso de pânico ou susto, pode subir para 150 pulsações por minuto. No corpo em repouso, os 5 litros de sangue são bombeados por todo o organismo em apenas um minuto.


Pele
No total, ela mede cerca de 2 metros quadrados, o equivalente a um retângulo de um metro de largura por dois de comprimento. E pesa perto de 3 quilos. As impressões digitais se formam ainda no útero, seis a oito semanas antes do nascimento da criança. Ao longo da pele estão distribuídas 2 milhões de glândulas sudoríparas, responsáveis pela irrigação e desintoxicação da pele, por meio do suor. A maior concentração de glândulas está na palma das mãos: 370 por centímetro quadrado. Nos dias frios, o fluxo sangüíneo na pele é de apenas 0,5 litro por minuto. Quando está quente, o fluxo sobe para 3 litros por minuto, para refrescar.


Cabelos e pêlos
O corpo humano possui cerca de 5 milhões de pêlos, 150 000 deles na forma de cabelos. Eles são renovados a cada quatro anos, em média. Os cabelos de fios finos crescem cerca de 2,5 centímetros a cada dois ou três meses. Os grossos podem levar o dobro do tempo. Cada olho possui mais de 200 cílios, que duram de três a cinco meses. Depois disso, caem.

Unhas
Elas crescem continuamente, em ritmos diferentes. As das mãos aumentam de tamanho cerca de duas vezes mais rápido do que as dos pés: 4 centímetros por ano. Seu crescimento é mais veloz em adultos, entre os 20 e 40 anos de idade. Nas crianças, uma unha arrancada regenera-se em onze semanas. Os adultos não têm essa capacidade.


Olhos
Basta 1 mililitro de lágrima, por dia, para manter lubrificado o globo ocular Para fixar uma boa imagem na retina, é necessária uma exposição de um décimo de segundo. Por isso o homem não consegue identificar cada quadro que compõe um filme: eles passam à velocidade de 24 por segundo, ou seja, quase dois quadros e meio a cada décimo de segundo. Assim, as imagens vão se fundindo, dando a impressão de movimento.

FONTE: REVISTA SUPERINTERESSANTE- DIGITAL


Continue lendo >>

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Prorrogada inscrições do Enem

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram o prazo de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria encerrado nesta sexta-feira (9), para o próximo dia 16.

A decisão foi tomada depois de um pedido dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela, que estão preocupados com o impacto das chuvas e das enchentes. O pedido foi feito ao secretário executivo do MEC, Henrique Paim, que percorre a região devastada, à frente de um grupo que estuda a reconstrução das escolas destruídas.

Quem ainda não fez a inscrição tem agora mais sete dias para fazê-la, apenas pela internet, no portal www.enem.inep.gov.br . O valor da inscrição é de R$ 35. Estão isentos os estudantes da última série do ensino médio de escolas públicas e aqueles que concluíram o ensino médio em anos anteriores que declarem carência e comprovem a impossibilidade de pagamento. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. As informações são da Agência Brasil.


Continue lendo >>

quarta-feira, 30 de junho de 2010

A CONSTRUÇAO DA ESCOLA JÁ COMEÇOU

Continue lendo >>

quinta-feira, 13 de maio de 2010

ATENÇÃO PROFESSOR!!!!!!!

Definidos critérios de avaliação para promoção de docentes

O desempenho dos professores em sala de aula e os resultados obtidos dentro da proposta pedagógica de sua escola são os dois quesitos fundamentais que serão avaliados durante o processo para promoção horizontal na carreira de professor e coordenador pedagógico da educação básica do Estado da Bahia.

Os critérios de avaliação foram definidos, com base na Lei nº 10.693/2008, por representantes das secretarias estaduais da Educação, Administração e das Relações Institucionais e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), após sucessivas reuniões. O resultado foi a regulamentação por meio do Decreto nº 12.007/2010.
A avaliação leva em conta, principalmente, a contribuição de cada professor para a melhoria da qualidade de ensino na rede pública estadual. Todos os professores em regência, coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores que integram o quadro efetivo do Magistério Público da educação básica do Estado da Bahia podem se candidatar ao benefício. Cada professor pode optar pela avaliação na área de formação ou na área de atuação.
Resultados – Vale destacar também a avaliação institucional. “O profissional é avaliado individualmente e também no seu contexto de trabalho, considerando o seu compromisso com a instituição e com os resultados alcançados pelos estudantes”, afirma a superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Cláudia Cruz.
A Secretaria da Educação assegura o efeito financeiro do benefício para maio/2010, independente da data de conclusão da avaliação referente ao ano de 2009, informando ainda que em 2010 será realizada avaliação referente a este ano, com efeito financeiro para maio de 2011. No momento, a Secretaria está realizando os procedimentos para contratação de empresa para realização das avaliações. Dúvidas e esclarecimentos devem ser encaminhadas para o e-mail comissaoavaliacao@sec.ba.gov.br.
Confira os critérios da avaliação referentes ao ano de 2009:
Avaliação Individual
Avaliação Institucional
Peso - 8,0
43 questões objetivas
2 questões abertas
Conteúdo – Conhecimentos específicos e pedagógicos
Peso – 2,0
Será considerado o índice de movimento e rendimento declarado pela unidade escolar no Censo Escolar de 2008, publicados no portal do INEP (www.inep.gov.br)
Média final para classificação: 6,5

As inscrições serão disponibilizadas no portal da Educação da Bahia (www.educacao.ba.gov.br) a partir do dia 18/05/2010.

Continue lendo >>

sábado, 10 de abril de 2010

Diretor da DIREC-20 esclarece sobre situação da Escola Dom Climério, na Urbis VI

Até agora nenhuma providência foi tomada

Por Rodrigo Ferraz
O novo gerente da Diretoria Regional de Educação (DIREC 20), região de Vitória da Conquista, Ricardo Costa, concedeu entrevista a repórter da Resenha Geral, Mônica Cajaíba, para falar sobre a situação da Escola Dom Climério, que fica na Urbis VI. No final do ano passado, foi realizada uma reunião com diversos políticos e lideranças locais para discutir a situação do colégio, que se encontra em estado deplorável, com teto prestes a desabar, telhas quase caindo, fiação elétrica exposta, acomodações acanhadas, falta de laboratório e biblioteca, dentre outros problemas.

De acordo com Ricardo Costa, o processo de licitação está em fase de finalização e a expectativa é que a escola seja viabilizada até o final do ano. “Sabemos do processo burocrático e aguardamos que esse problema seja solucionado”, revelou o gerente regional da DIREC 20.

Curioso é que na reunião no final do ano passado, o líder do prefeito na câmara de vereadores de Vitória da Conquista, Fernando Jacaré (PT), juntamente com o deputado estadual Waldenor Pereira (PT), garantiram que até o dia 10 de dezembro de 2009 a licitação seria divulgada. Até agora nada! A população está indignada com essa situação e aguarda que alguma providência seja tomada, pois os alunos estão sendo bastante prejudicados.

Continue lendo >>

segunda-feira, 8 de março de 2010

PARABÉNS!!! PROFESSORAS, ALUNAS E FUNCIONÁRIAS DO CEDOCA!!!!!

Feliz Dia Internacional da Mulher


Mensagem

Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz
paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e
encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Continue lendo >>

VOCÊ SABIA?

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História

  • 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

  • 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

  • 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

  • 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

  • 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

  • 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

  • 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

  • 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

  • 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

  • 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina

  • 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

Continue lendo >>

Seguidores

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO